Na Montreal Imóveis, trabalhamos com total foco em nossos clientes. Por este motivo, escrevemos artigos pensando em auxiliá-los da melhor forma sobre diversos temas. Pensando nisso, decidimos escrever este texto para você que já possui um imóvel e deseja saber o momento ideal para realizar seu segundo investimento.

São diversos os motivos que tornam a opção de adquirir o segundo imóvel atraente:

Melhorar a qualidade de vida

O segundo investimento pode ser realizado pensando em elevar o conforto da família, adquirindo um imóvel num local com infraestrutura melhor. Como exemplo, podemos citar os condomínios clube com piscina, quadra esportiva, pista de caminhada e muito mais. Um dos nossos empreendimentos que se encaixam nesse perfil é o Residencial Ilha do Sol, localizado na Vargem do Bom Jesus, próximo das lindas praias do Norte de Florianópolis!

Investir para obter lucro em uma venda futura

Se bem escolhido, o imóvel tem um grande potencial de valorização de longo prazo. Para fazer este investimento deve-se avaliar diversos fatores, como o local, a infraestrutura do bairro, entre outros. É importantíssimo contar com o trabalho de uma excelente imobiliária nessas situações, como a Montreal!

Obter uma fonte de renda extra

Neste caso, também é preciso uma ótima avaliação quanto aos pontos que valorizarão o imóvel para que você possa alugá-lo no futuro. A renda extra vinda deste aluguel pode, inclusive, ser investida na quitação das parcelas deste novo imóvel, possibilitando a você um aumento do patrimônio sem retirar dinheiro do seu orçamento fixo.

A hora certa para fazer o segundo investimento

Agora, respondendo o nosso título e pensando no momento ideal para você adquirir seu segundo imóvel, vamos informá-lo sobre os pontos importantes a serem analisados:

É ideal que o primeiro imóvel esteja quitado

Quando você termina de pagar algo que estava utilizando parte de seu orçamento, quer dizer que esta fatia agora estará “sem destino” novamente. Portanto, você tem uma certa quantia que pode destinar ao segundo investimento. Caso você não opte por investir esta parte do seu orçamento, provavelmente acabará gastando no seu dia a dia e não terá retorno algum. Por isso, se finalizou o pagamento do primeiro imóvel, este já é um bom indicativo de que está na hora de adquirir o segundo!

A sua família cresceu

Diversas vezes casais adquirem a sua primeira casa com um tamanho confortável somente para os dois. Então, quando decidem expandir a família, o espaço acaba ficando apertado e este é outro sinal de que está na hora de realizar a compra do segundo imóvel. É importante não vender o imóvel antigo, pois você poderá gerar uma renda extra o alugando e, futuramente, pode tornar-se o lar do seu filho.

Você está buscando a estabilidade financeira

Quando você possui um imóvel, já tem uma certa segurança financeira. Porém, em alguns casos e momentos de dificuldade, as pessoas precisam usar o primeiro investimento para quitar dívidas, oferecer uma garantia, etc… Então, se você tiver um segundo imóvel neste momento, terá uma segurança ainda maior!

Palavras da Montreal

O proprietário da Montreal Imóveis, Rafael Lemos de Oliveira, deu alguns exemplos de bons momentos para adquirir o segundo imóvel e compartilhou um pouco de seu amplo conhecimento sobre o assunto:

Estamos exatamente num momento propício para a compra de um segundo imóvel por conta das taxas de juros serem as menores da história. Temos bancos como o Santander, por exemplo, operando com taxas de 6,9% ao ano, com correção pela TR que, por sua vez, está zerada há muito tempo e assim deve permanecer. A TR é vinculada à taxa Selic que também está com o menor percentual da história (2,25%). É justamente a taxa básica de juros que vem puxando todas as taxas para baixo e o crédito habitacional não ficaria de fora”, diz.

Rafael também deixa outra dica de linha de crédito para quem deseja adquirir outro imóvel:

Outra linha de crédito muito interessante para quem busca aquisição de um segundo (ou até mesmo primeiro) imóvel é a Caixa, com indexação ao IPCA (nossa inflação) com taxas de juros abaixo dos 5% ao ano. Isso significa que se você já tem um imóvel próprio e quer dar um upgrade (aumentou a família, por exemplo) está mais fácil para comprar esse segundo imóvel. Agora, se você já tem esse primeiro imóvel e ele está quitado, fica ainda mais fácil, pois é possível pagar o financiamento do segundo imóvel com o aluguel do primeiro”.

E completa:

Claro que ambas situações exigem uma certa poupança para dar de entrada na nova aquisição! Outras situações interessantes para a compra de um segundo imóvel, são as condições que as construtoras oferecem de um imóvel na planta, onde se consegue planejar os pagamentos durante 2 ou 3 anos (ou até mais dependendo da construtora) até que o imóvel novo fique pronto. Em alguns casos, sem precisar recorrer a financiamentos bancários”.

Para concluir, Rafael pontuou o benefício deste segundo investimento: “E quanto aos benefícios disso, logicamente é a questão de investimento. Dificilmente se perde com aquisição de imóveis, especialmente em Florianópolis. Por ser uma ilha, a procura é muito grande e, um dia, teremos limitação territorial, aumento de patrimônio para futuramente obter renda passiva com o aluguel ou um bom ganho com a revenda de um dos imóveis, podendo investir em outros ou diversificar os investimentos com o retorno do investimento”.

Conseguiu definir se está na hora de fazer o segundo investimento em imóvel e aumentar o seu patrimônio? Entre em contato com a Montreal! Aqui podemos lhe ajudar ainda mais nesta tomada de decisão. Conte conosco!