O investimento no mercado imobiliário sempre foi uma forma mais conservadora, com uma maior garantia de valorização e, consequentemente, lucro. Em 2020, não é diferente! E ainda existem mais motivos para investir em imóveis, como as taxas de juros, que diminuíram bastante há pouco tempo, e seguem em baixa, o que facilita muito as condições de financiamento.

Agora, se você já tem a excelente ideia de investir nesse mercado, mas ainda não tem muita experiência, leia esse artigo que a Montreal preparou especialmente para trazer dicas que tornarão seu investimento ainda mais seguro.

Defina em qual tipo de imóvel investir

O setor imobiliário é uma área ampla com diversas opções de investimentos. Você pode encontrar opções de imóveis na planta, imóveis já usados, terrenos, salas comerciais, entre outras opções… Portanto, é preciso estudar para definir qual a melhor oportunidade.

Aqui, em Florianópolis, possuímos diversas oportunidades interessantes de imóveis próximos às praias da região do Norte da Ilha, que vem crescendo e valorizando cada vez mais. Vale a pena conferir!

Antes de investir, veja qual o real valor do imóvel

Estipular o real valor de um imóvel não é uma tarefa complicada. Levante as informações antes de investir, para ter a certeza de que é uma boa oportunidade. Além disso, tenha noção da capacidade do imóvel em trazer retornos futuros.

Lembre-se, boa localização, infraestrutura, fácil acesso e outros fatores são importantes na valorização.

Lembre-se dos custos do seu investimento

Assim como em outros meios de investimento, os fundos imobiliários também têm custos para investir. É necessário que você compute todos os gastos antes de realizar a compra de um imóvel, para evitar surpresas negativas posteriormente.

Se você pretende recorrer a alguém para administrar seu imóvel, está aí um dos custos, a taxa de administração. Outro custo bastante conhecido é a taxa de corretagem.

Defina se será um investimento de curto ou longo prazo

Por ser um investimento mais conservador, o investimento no mercado imobiliário tem expetativa de alto retorno a longo prazo. Isso porque, a valorização de imóveis não deve ocorrer de forma acentuada em um curto espaço de tempo.

Portanto, tenha isso em mente, mas também lembre-se que, ao investir em imóveis, é possível, além de vendê-los, alugá-los anteriormente, garantido uma renda extra até a hora que considerar a valorização ideal para vender.

Rafael Lemos, diretor da Montreal, deixou mais duas dicas importantíssimas:

Verifique as empresas e profissionais envolvidos

“Verifique o histórico da construtora, histórico de obras entregues, se já houve reclamações sobre entregas, acabamentos da estrutura do imóvel, etc. Verifique também a imobiliária que está envolvida e os profissionais (corretor). Inclusive, é possível identificar no Creci se está tudo certo com imobiliária e corretor”.

Verifique a documentação do imóvel

“É necessário ter atenção com a documentação do imóvel, no caso de imóveis prontos, verifique matrícula atualizada para identificar se existem ônus ou ações. E, em caso de imóvel na planta, é imprescindível analisar se possui alvará de construção, liberações ambientais, e registro de incorporação, pois existem muitas obras que as construtoras tocam sem alvará ou registro, e isso resulta em problemas de não entrega ou até mesmo golpe, o que, infelizmente, acontece bastante na ilha”.

Agora que você leu essas dicas para realizar seu investimento em imóvel, que tal conferir as oportunidades que temos disponíveis? Temos imóveis na região do Norte da Ilha, que valoriza cada vez mais e oferece uma qualidade de vida incrível. Acesse o site da Montreal!